Skip to content

Como fazer manutenção do seu automóvel?

Manter uma postura preventiva na manutenção das peças do seu veículo é importante porque a degradação das mesmas, além de colocar em risco o funcionamento do carro, coloca também em risco a segurança rodoviária.

 

Estes são os 6 aspetos a ter em conta:

1 – Pneus

 

São os eixos dos pneus que recebem “ordem” dos travões para pararem. Se os seus pneus estão gastos, a travagem do carro será comprometida. É recomendado que faça a passagem dos pneus a cada 10000 km, pela seguinte ordem: os de trás são colocados à frente e os da frente para trás, em cruz, para que se possam gastar uniformemente. No limite, os seus pneus deverão ter 2 mm ou mais de relevo. Chegando a esse limite, deverão ser substituídos.


Faço pouco quilómetros com o carro! Quando devo trocar os pneus?

Se não cumpre as condições acima e os seus pneus estão em perfeitas condições apesar de terem muito tempo, deve trocá-los por volta dos 10 anos. A borracha começa a ressecar e a desgastar-se mesmo sem aparentar criando rachas invisíveis. Assim sendo convém mesmo substituir os 4 pneus.

 

 

 

2 – Óleo de Motor

 

Deverá ser mudado pelo menos anualmente ou a cada 10/15 mil quilómetros, dependendo da recomendação da marca. Pode verificar o nível de óleo com a régua fornecida para efeito.

Fazendo uma equiparação em menor escala, o óleo no motor, será como o óleo de uma frigideira: se for pouco ou inexistente queimará, se for antigo, recoze e retalha. Ambas situações são prejudiciais ao veículo e podem mesmo obrigá-lo á substituição do motor.

 

3 – Correia de distribuição

 

É uma corrente dentada no motor que garante o bom funcionamento do mesmo. O desgaste da correia, ou sulcos que a unem, podem resultar na quebra da mesma, o que em pode imobilizar o veículo pois o motor deixa de conseguir cumprir funções.

É essencial a verificação da correia, pois o seu desgaste prematuro pode fazer com que o motor não trabalhe e resultar na sua perda.

Assim como no caso do óleo, a substituição da correia, depende da recomendação do fabricante, pois o material da mesma também interfere nessa decisão. Por volta dos 80 a 100 mil quilómetros são as recomendações apontadas.

 

4 – Filtros de ar e óleo

 

O filtro de óleo filtra as partículas do óleo do seu carro, e deve ser substituído na revisão periódica. Recomendamos a sua substituição uma vez que já deverá ter perdido as suas propriedades de lubrificação por esta altura.

O filtro de ar, por sua vez, é responsável por filtrar as partículas poluidoras exteriores, para que o seu motor não as aspire. Não estamos a falar apenas de simples pó (mas também), mas de objetos gravosos como pedras ou outros materiais, levantados á passagem, que poderiam entrar no motor e parar o seu funcionamento. Verifica-se que é muito importante a função do filtro de ar e este deverá ser trocado em conjunto com a mudança periódica de óleo.

5 – Travões

 

O desgaste das pastilhas de travão, ou a falta de óleo nas mesmas, pode gerar uma não eficácia no poder de travagem. Pastilhas de travão de baixa qualidade podem também fazer com que a eficácia de travagem fique alterada e surjam ruídos ao travar. Devem ser verificados em todas as manutenções. Fique atento à indicação da falta de pastilhas no seu painel de instrumentos. Consulte o manual de utilizador a fim de verificar se o seu carro tem pré-aviso.

6 – Amortecedores

 

Os amortecedores absorvem os impactos gerados pelos movimentos das rodas matriz dos veículos. Em bom estado, os amortecedores, “amortecem”, como o nome indica, o movimento do carro em todos pisos, e tornam um piso de terra batida numa (quase) estrada de pavimento liso. Mais do que dar conforto, os amortecedores dão segurança, pois o controlo do veículo é superior quando os movimentos amortecidos conseguem superar adversidades, que mesmo simples, poderiam obrigar o mesmo a guinar ou capotar.  Idealmente deverão ser substituídos em cada 20 mil quilómetros.

 

As manutenções automóveis devem ser anuais, mas aconselháveis antes de uma grande viagem. Fique atento aos alertas de desgaste destes 6 itens no seu carro, ou caso já tenha um veículo com tecnologia inteligente, fique atento às luzes do painel, que o alertarão para a substituição regular ou maleficência de uma peça.   

Deixe um comentário